quarta-feira, 23 de julho de 2014

Servidores da Saúde fecham apoio a Caio Marin durante reunião em Porto Velho

 
Dezenas de servidores da Saúde de Rondônia reafirmaram, durante reunião em Porto Velho, apoio à candidatura de Caio Marin a deputado estadual. Durante o encontro, vários servidores usaram a palavra para levar mensagem de força para o candidato. Eles destacaram o compromisso que Caio tem com os servidores públicos, em especial os da Saúde, onde ele atua há quase 30 anos.
Diferente dos demais candidatos, Caio tem propostas específicas para a categoria. Entre elas se destacam o compromisso de apresentar na Assembleia Legislativa projeto de Lei que pede a criação de um programa de habitação para servidores do Estado que não têm casa própria.
De acordo com Caio Marin, uma pesquisa aponta que 55% dos servidores públicos da Saúde moram de aluguel. Isso também é uma preocupação e requer uma ação conjunta para que essa situação seja revista.
Caio explica que tudo será feito para o servidor, sem levar em consideração qualquer diversidade política que a gente possa ter com o próprio governo, e visando sim o bem-estar dos trabalhadores, a qualidade de vida e tudo aquilo que possa beneficiar toda a categoria.
Durante discursos, Marin se comprometeu em ampliar ainda mais a luta pela criação de uma Comissão Especial na Assembleia Legislativa para acompanhar e  dar mais agilidade a uma pauta que contém: 30 horas para a enfermagem, estender para a fisioterapia, nutrição e serviço social; pagamento de insalubridade para todos os servidos - de todas as categorias - que exerçam suas funções em locais insalubres; 24 horas semanais para o pessoal da área de radiologia; implantação do PCCR da Saúde, entre outras reivindicações da categoria.
Ele lembrou que todos os itens da pauta estão “adormecidos” esperando uma posição da Assembleia Legislativa que nunca vem. Caio destacou ainda a importância de a categoria ter um representante idôneo, comprometido com os servidores e com capacidade de fazer valer os direitos dos servidores, através de leis que obriguem o Estado a cumprir as decisões.
EM BRASÍLIA
Durante a reunião, o candidato a deputado federal Expedito Neto hipotecou seu apoio a toda categoria. Ele afirmou que nunca viu um candidato tão comprometido com sua base como Caio Marin.
Expedito Neto disse que pretende ser o elo entre os servidores, através de Caio Marin, e o governo federal. Segundo ele, vai brigar, na Câmara Federal, para que os servidores públicos de Rondônia tenham voz e as decisões não sejam “empurradas” com a barriga como acontece hoje.


 
 

Famílias de Cujubim recebem Caio Marin


Várias famílias de colonos que moram na comunidade agrícola Cujubim receberam a visita do candidato a deputado estadual pelo PT do B, Caio Marin. Durante o encontro
, o candidato ouviu as reivindicações e se comprometeu, a partir de janeiro de 2015, a apresentar na Assembleia Legislativa de Rondônia, emendas ao Orçamento Geral do Estado destinando recursos para serem investidos na melhoria da qualidade de vida dos moradores.


 

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Lideranças comunitárias levam apoio ao projeto de Marin


Líderes comunitários e representantes de bairros da zona Leste de Porto Velho confirmaram apoio à candidatura de Caio Marin a deputado estadual. Eles participaram de reunião com o candidato e apresentaram uma pauta de reivindicações. Durante o encontro, Caio explicou que pretende apresentar na Assembleia Legislativa emendas ao Orçamento Geral do Estado, destinando recursos específicos para áreas da Capital, em especial os bairros mais carentes da zona Leste da cidade.


 

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Leia folder com propostas de Caio Marin



Caio Marin vai lutar pela agricultura familiar e reativação da ENARO


Lutar pelo fortalecimento da agricultura familiar. Esta é uma das metas apresentadas pelo candidato a deputado estadual pelo PT do B Caio Marin (foto). De acordo com dados apresentados pela assessoria técnica do candidato, em Rondônia, 80% das propriedades rurais são consideradas de pequeno porte, por isso, há a necessidade de ampliar o número de oportunidades para este setor, que domina o setor produtivo do Estado.

Segundo o candidato Caio Marin, uma das metas é a abertura de linha de crédito especial através da criação de um Fundo de Desenvolvimento de Agricultura de Rondônia (FDAR), que irá destinar parte do Orçamento Geral do Estado para o fomento de agricultura familiar em Rondônia.

Conhecedor das dificuldades enfrentadas pelos pequenos produtores rurais, Caio defende um maior comprometimento dos governos - Estadual e Municipal - para o fomento do setor em Rondônia. Ele lembra que apenas o governo federal dispõe hoje de uma política destinada à agricultura familiar, mas tudo ainda é muito tímido e, na maioria dos casos, a burocracia afasta o pequeno produto dos programas federais.

Caio Marin lembra que se classifica como agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão-de-obra essencialmente o núcleo familiar, em contraste com a agricultura patronal - que utiliza trabalhadores contratados, fixos ou temporários, em propriedades médias ou grandes. Esta é a realidade de Rondônia.

Marin cita como exemplo pesquisa realizada pela USP que fortalece este padrão. De acordo com o economista, o modelo adotado pelo Brasil, o patronal, não foi o que prevaleceu em países como os Estados Unidos, onde, historicamente, a ocupação do território baseou-se na unidade entre gestão e trabalho, e a agricultura baseou-se inteiramente na estrutura familiar. "Vamos começar a mudar este padrão por Rondônia. Investindo no setor primário e criando condições de melhorar a vida no campo e evitar o inchaço populacional nas periferias, o chamado êxodo rural", destaca Caio Marin.

RIBEIRINHOS

Outra meta do candidato, em caso de ser eleito, é lutar pela reativação da Empresa de Navegação do Madeira (ENARO), com a aquisição de frota de embarcações, para transportar de forma gratuita a produção agrícola de ribeirinhos.